Alunos dos Colégios Ímpar e Indyu participam de ação no Dia Mundial do Meio Ambiente

...

O dia 5 de junho é considerado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Para lembrar e sensibilizar as pessoas em relação a data, alunos do Colégio Ímpar e Indyu participam de uma ação promovida pela ONG Ovive durante todo este dia na praça Dr. Carlos Versiane. O intuito é a reflexão sobre a quantidade de água gasta na confecção de objetos usados no cotidiano.

Foi colocada uma caixa d’água de 16.000 litros, que simboliza a quantidade de água utilizada na fabricação dos objetos expostos ao seu redor. Os alunos conversaram com as pessoas, explicando o objetivo da ação e conscientizando a população para a economia de água. A atividade na praça envolveu uma pequena parcela dos alunos do ensino fundamental e educação básica.

Fernanda Tavares, diretora pedagógica do Colégio Ímpar, explica no que consiste a ação. “No primeiro momento foi pensado em algo que fugisse do comum para se falar do meio ambiente, foi daí que veio a ideia da pergunta ‘Você sabia?’, desenvolvemos uma pesquisa e foi pontuado o consumo de água que permeia o desenvolvimento da indústria e do agronegócio”, diz.

A diretora completa ainda que: “colocamos uma caixa d’água de 16 000 litros com a pergunta ‘Você sabia?’, para que quando os visitantes chegassem, fosse feita essa relação entre a quantidade de água usada na produção dos objetos. São relações desse tipo, que auxiliam os alunos e visitantes a perceberem que nas nossas atitudes do dia a dia, temos que estar muito atentos na questão do consumismo porque quanto mais utilizamos materiais e objetos, mais prejuízo para o meio ambiente”, destaca.

Para Fernanda, a ação é uma ótima oportunidade para crianças e alunos colocarem o que aprenderam em prática e aprender ainda mais nessa troca num espaço de conscientização sobre o meio ambiente.

“Nós estamos no espaço educacional e não tem como fugir do assunto educação ambiental, para refletir nas nossas atitudes do cotidiano. Então, acreditamos que o objetivo foi atendido tanto para os nossos alunos quanto para os nossos visitantes”, afirma a diretora pedagógica.

O aluno do 8º ano do Colégio Indyu, Luís Henrique Ramos Souza, explica toda as informações: “Colocamos uma caixa d’água de 16.000 litros junto com os objetos para simular o quanto de água que cada objeto precisa para ser fabricado. Essa quantidade de água é gasta para confeccionar um par de sapato de couro ou uma calça jeans e também só produz sete quilos de arroz, 923g de carne”.

A ação atraiu a atenção de muitas pessoas que passaram pelo local, que tomando conhecimento do que se tratava, ficavam surpresos e elogiaram a iniciativa.

Publicada em: 05/06/2019