EDUCAÇÃO INFANTIL (MATERNAL AO 2º PERÍODO)
A Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral de crianças em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectual e social.
Visa possibilitar a criança:
Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações.
Descobrir e conhecer progressivamente sue próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidados com a própria saúde e bem estar.
Estabelecer e ampliam cada vez mais as relações sociais, aprendendo a articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração.
Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas possibilidades e comunicação e interação social,
Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para a sua conservação.
Brincar expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades.
Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita), ajustadas às diferentes e intenções e situações de comunicação, de forma a compreender a ser compreendido.
Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesses, respeito e participação frente a elas e valorização da diversidade
Proporcionar que ela desenvolva uma imagem positiva de si, ampliando sua autoconfiança, identificando cada vez mais suas limitações e possibilidades e agindo de acordo com elas.
Valorizar ações de cooperação e solidariedade, desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração e compartilhando vivências.
Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o pelo processo de produção e criação.
Comunicar idéias matemáticas, hipóteses,processos utilizados e resultados encontrados em situações-problema relativas a quantidades, espaço físico e medidas,utilizando a linguagem oral e a linguagem matemáticas .
Estabelecer algumas relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem, valorizando sua importância para a preservação das espécie e para a qualidade de vida humana.